
Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada anualmente em 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira dos Católicos do Brasil.

A Pescaria Milagrosa
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.
Início da Devoção
Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.

Coroação da Imagem
A coroa doada pela Princesa Isabel.A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República Rodrigues Alves e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.

A Rainha e Padroeira do Brasil
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
VÍDEO
UM PEDIDO FEITO E UMA GRAÇA ALCANÇADA!!! OBRIGADO SENHORA APARECIDA!!!
ResponderExcluirCARLOS AIRES
UM PEDIDO A NOSSA SENHORA APARECIDA...
Senhora Aparecida:
Em momento de extrema aflição
Quando a doença afetava-me o coração
Deixando-me quase sem forças pra viver
Insuportável era o peso dessa cruz
Com esperança pedi a Si e a Jesus
Pra que pudessem por mim interceder
E na certeza de que seria ouvido
Foi em silêncio que fiz esse pedido
Que felizmente Deus dignou-se a atender
E por intermédio da vossa intercessão
Foi um sucesso a minha operação
E essa virtude eu pude merecer
E sempre atende a quem com fé lhe acessa
E mesmo aflito lhe fiz uma promessa
De que se em paz terminasse o meu calvário
Se conseguisse voltar dali com vida
Um dia iria, Senhora Aparecida,
Agradecer-lhe no seu belo santuário.
E já estando completamente sano
Mesmo na data que completava um ano
Fui ao seu templo levar minha mensagem
Porque curado agora eu tinha pressa
De visitar-lhe e pagar minha promessa
E contemplar de perto a sua imagem.
Como estou grato, Senhora Aparecida,
Porque me curou a dor, salvou-me a vida
E hoje está sarado o coração
Se essa graça por mim foi alcançada
Só consegui, Oh! Virgem imaculada
Com a fé em Deus e por em Si ter devoção.
Autor: Carlos Alberto de Oliveira Aires
Carpina–PE, 24/10/2006